Ƭ

Plano de Dados Abertos

Planos de Dados Abertos

O Plano de Dados Abertos (PDA) é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, pois planeja as ações que visam a abertura e sustentação de dados nas organizações públicas. Cada órgão/entidade possui a obrigação de elaborar um PDA com vigência de dois anos.

O conteúdo do PDA é regulamentado pela Resolução n.º 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA). Um PDA somente é considerado válido e vigente quando apresentar todos os itens determinados no Art. 4º da Resolução, ou seja, caso apresente alguma pendência, não é considerado válido.

 

Acesso aos Planos de Dados Abertos (PDA) Unifei

 

Portal de Dados Abertos Unifei

Plataforma que permite ao cidadão o acesso a dados institucionais de interesse público, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina e disponibilizados sob licença aberta ou sob domínio público. Todo cidadão pode acessar e fazer o download dos dados da Ƭ, sendo possível inclusive a inserção de filtros para a realização de pesquisa dos dados disponibilizados.

 

Portal Brasileiro de Dados Abertos do Governo Federal

O Portal Brasileiro de Dados Abertos é a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas. O portal preza pela simplicidade e organização para que você possa encontrar facilmente os dados e informações que precisa. O portal também tem o objetivo de promover a interlocução entre atores da sociedade e com o governo para pensar a melhor utilização dos dados, promovendo impactos positivos sob os pontos de vista social e econômico.

 

Conforme previsto no Plano de Dados Abertos (PDA), ele será monitorado e acompanhado pela Autoridade de monitoramento designada pelo art. 40 da Lei de acesso à informação, cumprindo o Decreto n° 8.777/2016.
Por isso encontra-se no mesmo relatório, o monitoramento da Lei de Acessso à Informação (LAI) e dos Dados Abertos. Assim, o monitoramento dos dados Abertos pode ser conferido a partir da página 12 do Relatório.

 

PESQUISA SOBRE DADOS ABERTOS NA Ƭ: